segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Michel de Montaigne


Michel de Montaigne nasceu no dia 28 de Fevereiro de 1533. Há 478 anos! Fundou um género literário - o ensaio. A sua obra Ensaios foi publicada em 1580, ano da batalha de Alcácer Quibir. E, no entanto, quanta actualidade no que escreve!
Disse José Saramago: "Os escritores a que estou sempre a voltar são Montaigne, Pessoa e Kafka".
Nos Ensaios (obra muito mais vasta do que os três ensaios da publicação a que o link dá acesso), Montaigne citava frequentemente os clássicos. Três excertos:

“A nossa vida, dizia Pitágoras, assemelhava-se à grande e populosa assembleia dos Jogos Olímpicos. Uns exercitam o corpo para conquistar a glória dos jogos; outros levam suas mercadorias para vender e ganhar. Outros há, e não são os piores, que não pretendem mais proveito senão o de ver como e porquê cada coisa é feita e ser espectadores da vida dos outros homens para assim julgarem e regularem a sua.”

"Perguntamos logo: “Sabe grego? Sabe latim? Escreve em verso? Escreve em prosa?” Mas se se tornou melhor e mais avisado, eis o que é principal e o que fica sempre para trás. Era preciso perguntar quem sabe melhor e não quem sabe mais. Trabalhamos apenas por encher a memória e deixamos vazios o entendimento e a consciência."

"Fora com a violência e a força; não há nada, em minha opinião, que mais abastarde e dormente uma natureza generosa. Se tendes vontade de que tema a vergonha e o castigo, não o calejeis neles."

Sem comentários:

Enviar um comentário