quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mubarak, estou contigo!

Há muitos anos, numa sessão de autógrafos do livro "Aventuras de João sem medo", José pediu ao autor do livro, José Gomes Ferreira, que o dedicasse a José Sem Medo. Escreveu, então, José Gomes Ferreira: "Para o José Sem Medo com a amizade do José Com Medo". Vem esta história a propósito da situação no Egipto. Alguns relatos do que lá se passou fizeram-me lembrar o 25 de Abril. Não pude deixar de sentir simpatia pelos acontecimentos. Não conheço a situação política, pelo que a minha opinião assenta em informação muito escassa. Mas, quando Obama e Sarkozy tentam empurrar Mubarak para fora da cadeira do poder e já, então eu desconfio. A minha simpatia por Obama é grande mas ele não deixa de ser o Presidente dos Estados Unidos da América. Penso que os egípcios é que têm de encontrar as suas próprias soluções. E a forma mais eficaz de o fazerem é através de eleições livres. Não somos nós (os da civilização ocidental) que sabemos o que é melhor para eles. A situação no Egipto é complexa. O fundamentalismo islâmico está lá e, no passado, já provocou estragos. Não deixo de me lembrar do que aconteceu no Iraque em que a informação difundida provocou sentimentos de ódio relativamente a Saddam Hussein e posteriormente veio a saber-se que muitas das informações divulgadas não eram verdadeiras. Sinceramente, penso que Saddam Hussein era, sem dúvida, um ditador mas acho que os iraquianos estavam melhor com ele do que com a guerra e com os americanos. Com Mubarak a situação não é boa mas com o fundamentalismo islâmico seria muito pior. É disso que tenho medo.

3 comentários:

  1. logo a seguir ao 25 de Abril
    a situação económica e política também não melhorou imediatamente

    e imagina o que seria no 25 de Abril de 1974
    o Marcelo Caetano dizer:
    "Saio mas só daqui a 7 meses!
    Aguentem com este regime só mais um bocadinho!"

    ResponderEliminar
  2. O que eu li é que a oposição democrática, no Egipto, está dispersa e não tem líder. A maior força organizada que actualmente existe no Egipto é a Irmandade Muçulmana. O perigo de a actual ditadura ser substituída por uma outra ditadura ainda pior e mais radical é real.

    ResponderEliminar
  3. de facto não sabia dessa situação

    mas também aqui em portugal no 25 de Abril houve intervenção americana para que o poder não fosse tomado pelo comunismo

    Acredito na mudança para melhor em qualquer caso e em qualquer país
    e por isso não estou com Mubarak

    ResponderEliminar