quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Samba em Prelúdio, nome estranho!

Extraordinária a história do nascimento de "Samba em Prelúdio", da autoria de Baden Powell (música) e Vinicius de Moraes (letra). É o próprio Baden Powell que nos conta a história do seu (da música) nascimento. Nem sei mesmo o que é melhor: se a própria história ou se a maneira como é contada.

A história contada, com muito carinho, por Baden Powell:

http://www.youtube.com/watch?v=khAYr4GbUqU&feature=related

A música:

http://www.youtube.com/watch?v=_RzuC5ttoFw

Dizia Vinicius de Moraes que a música, com que Baden Powell lhe apareceu em casa, era plágio de um Prelúdio de Chopin. Vinicius estava enganado mas talvez se referisse ao seguinte Prelúdio de Heitor Villa Lobos:

http://www.youtube.com/watch?v=tywBXGeM-OQ&feature=related

Disse Vinicius de Morais:

- Então quer dizer que não é Chopin, não?

- Não.

- Então Chopin esqueceu de fazer essa!

1 comentário:

  1. Giglio
    Sensacional. Era o ano de 61 ou 62, quando ouvi pela primeira vez esse samba em prelúdio. Fiquei alucinada. Estudava piano naquela e pedi para minha professora que eu queria tocar aquela música, mas como o piano clássico não se entendia com o popular, fiquei só na ilusão de um dia tocá-la, o que não aconteceu até hoje. O piano saiu da minha vida, hoje apenas o teclado vez ou outra arrisco suas teclas, mas o título e a melodia jamais sairam da minha cabeça. A interpretação de Geraldo Vandré e Ana Lúcia, podia ser ouvida nas rádios. Televisão jamais os vi. O tempo passou, agora cá estou eu na internet encontrando essa matéria deliciosa. Parabéns e obrigada por essa informação. Estarei sempre aqui. Tenho vários blogs e num deles estarei postando esses vídeos, com referência a fonte. Você é ótimo. Estou te seguindo. / Abraços e até mais. Inajá Martins de Almeida

    ResponderEliminar