quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Orlando Ribeiro: "Homem sou, nada do que é humano me é alheio!"

Foto retirada de http://www.orlando-ribeiro.info/

Faz hoje 100 anos que nasceu Orlando Ribeiro. Grande renovador da Geografia em Portugal, é fundamental o seu livro "Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico". Usando uma metodologia científica de análise, caracterizou a diversidade de que Portugal se compõe, sob as influências do Atlântico e do Mediterrâneo.

Apaixonado pela música, tinha uma predilecção pelo Adágio da 7ª Sinfonia de Anton Bruckner:

http://www.youtube.com/watch?v=Uxt7VAmfVLk

http://www.youtube.com/watch?v=yF0Utolh_d0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=9hZsSorveW8&feature=related

Grande a serenidade que transmite!

Do site que lhe é dedicado: (http://www.orlando-ribeiro.info/home.htm) retirei uma transcrição do seu livro “Memórias de um Geógrafo”:

“A minha Geografia humana – ou antes, a face humana da Geografia – é feita com todos os sentidos: a visão que abrange os conjuntos e discerne e analisa pormenores significativos, o ouvido que surpreende o tilintar distante do rebanho ou o barulho agressivo da circulação mecânica, o cantar dos galos que anuncia o lugar próximo ou o silêncio de aldeias hindus, onde não se criam animais para o pecado de matá-los, o odor inconfundível dos bazares muçulmanos, composto principalmente do aroma das especiarias, que também se sente nos mercados do Brasil ou do México, o cheiro a mijo do deserto por onde passou ou acampou a caravana, o fartum estival da multidão comprimida no metropolitano, o incomparável acetinado das peles pretas sobre que tantas vezes estala o chicote [...], os sabores da cozinha popular, onde, como na Bahía, se combinam ingredientes originários das três partes do mundo – ponto de partida para o estudo de encontro e sedimentação de civilizações. Homo sum: humani nihil a me alienum puto! (homem sou, nada do que é humano me é alheio!)

Sem comentários:

Enviar um comentário