sábado, 19 de fevereiro de 2011

Museu dos Descobrimentos


Está a ser construído em Lisboa o novo Museu dos Coches. Com projecto do Arquitecto Paulo Mendes da Rocha, o sucesso está garantido. Acontece que o Museu dos Coches já era um caso de sucesso: é um dos museus mais visitados de Portugal e o mais visitado de Lisboa. Então, como era um museu tão visitado, resolveram dar-lhe instalações de maior qualidade. Opção discutível. Não teria sido melhor criar um outro museu?

Em Estocolmo, há um museu que é um extraordinário caso de sucesso: o Museu Vasa. É o museu mais visitado dos países escandinavos. Visitei-o há uns anos. O que é mais curioso é que este caso de sucesso nasceu a partir de um fracasso monumental. A 10 de Agosto de 1628 (o rei de Portugal era Filipe III), o Vasa parte do porto de Estocolmo, para a sua viagem inaugural. Depois de percorrer 1300 metros afundou-se. O Vasa permaneceu 333 anos no fundo do mar e as águas frias e salobras contribuíram para que tivesse sido encontrado em muito bom estado de conservação. O navio é imponente em dimensão e em ornamentação mas o museu não se limita a mostrar o navio. É mostrado como se vivia naquela época, como se vestiam as pessoas, como se construíam navios, quais as relações da Suécia com os países vizinhos, são explicadas as razões do naufrágio do Vasa à luz da Física... Assim, os conhecimentos que se adquirem numa visita vão desde a História à Estática, passando pela Antropologia. Meritória esta transformação de um fracasso num caso de sucesso. Fez-me lembrar a nossa sopa da pedra, apesar de que o Vasa era já uma rica pedra, já em si muito saborosa.

Voltando aos nossos museus. Por que não, em vez de se construir um novo edifício para o já existente Museu dos Coches, construir um novo museu? E esse novo museu seria o Museu dos Descobrimentos. Esta ideia, que eu apoio, já tem sido defendida publicamente pelo meu amigo Manuel Matos Fernandes. E, acerca dos descobrimentos, quanto haveria para contar! E os Descobrimentos Portugueses nem sequer foram um fracasso.

1 comentário:

  1. portugal e a maioria dos portugueses têm algo que mais nenhum país tem

    muito do que fazemos é para melhorar e não para rentabilizar
    os próprios descobrimentos seriam muito mais rentáveis se tivessem sido feitos por alemães ou ingleses
    nós não
    nós fazemos o belo e o melhor possível
    sem pensar no dinheiro
    por isso é que quando vamos a espanha achamos estranho tanta publicidade nas estradas, tanto lixo visual nas ruas, tanto ruído

    os canais do estado tanto de televisão como de rádio são exemplo disso mesmo

    o local ideal para um museu dos descobrimentos
    seria o museu do conhecimento dos mares do carrilho da graça
    mas a ciência viva é algo bem português
    nada rentável mas excelente para o ensino de tudo e de todos

    ResponderEliminar