domingo, 17 de junho de 2012

Stanley Kubrick, fotógrafo

(à esquerda a atriz Betsy von Furstenberg, adulada por Kubrick como mulher fatal)
Está patente no Museu de Belas-Artes de Bruxelas, até ao dia 1 de julho, uma exposição de fotografias de Stanley Kubrick que se dedicou-se à fotografia antes de optar pelo cinema. Em 1945, com 17 anos vendeu a sua primeira foto. Vendeu-a por 25 dólares à Look Magazine que era, então, a grande rival da Life. Era a foto de um vendedor de jornais emocionado pela morte de Roosevelt. Anos mais tarde Kubrick confessou que tinha encenado a foto. Era a primeira curta metragem de Stanley Kubrick tornada pública.
A exposição é composta por 130 de Kubrick publicadas na revista americana Look. Podemos ver algumas fotos aqui.
Antes de Stanley Kubrick se dedicar à fotografia tinha-se dedicado à música mas concluiu que como músico (pianista) não iria longe.
Também Portugal foi alvo da atenção de Stanley Kubrick, onde esteve em 1948. Deixou-se fascinar por aquela vila de pescadores onde fotografou os locais, a faina da pesca e sobretudo os rostos das crianças e as mulheres vestidas de negro. No livro de Rainer Crone "Stanley Kubrick: Drama and Shadows" (Pahaidon Press, 2006), as fotos da Nazaré ocupam o capítulo "Travelling in Portugal". Segundo Rainer Crone, Stanley Kubrick "inventou um conceito totalmente novo de fotografia, completamente diferente, que consiste em contar histórias com imagens fixas. Ele já então era um cineasta, todas estas fotos são verdadeiros storyboards".

Sem comentários:

Enviar um comentário