domingo, 10 de junho de 2012

Isabelle Faria

Isabelle Faria, Loving chocolate – Gluttony, 2012 Técnica mista sobre papel 156 x 263 cm

Na Casa da Cerca (Almada), até 2 de setembro, está patente a exposição “Seven Years/Seven Sins, Gluttony - Tender Pleasure" de Isabelle Faria. Esta exposição encerra o ciclo de criação em torno dos sete pecados mortais, que a autora tem vindo a desenvolver. “Seven Years/Seven Sins” apresenta um forte conjunto de desenhos sobre a Gula, o pecado que fecha este ciclo, mas também alguns trabalhos sobre os demais pecados.
Há sete anos que Isabelle Faria trabalha os sete pecados mortais. Depois da Luxúria, da Vaidade, da Ira, da Inveja, da Preguiça e da Cobiça, chegou agora a vez da Gula - Tender Pleasure.
Em todos os casos, Isabelle Faria tem marcado a escolha deste clássico tema bíblico e artístico com imagens inquitantes e provocatórias. Tomando as diversas faces do excesso, a Gula veste-se do consumo exagerado do chocolate, dos bolos, do álcool, dos comprimidos, do jogo, dos amantes, dos fetiches, do dinheiro. A cor (ou o denso riscado do negro sobre constraste do plano branco do suporte), exuberante, riscada ou espalhada a pincel no corpo do papel, lambuzada numa gula frenética de marcar com o gesto a luxúria deste pecado, sustenta os temas que lembram que cada pecado não é mais do que mais uma face de todos os outros.
(do texto de Emília Ferreira, no catálogo da exposição)

Sem comentários:

Enviar um comentário