sexta-feira, 8 de junho de 2012

Philip Roth galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras

Philip Roth, 79 anos, foi galardoado por uma obra que revela uma "complexa visão da realidade, que se debate entre a razão e o sentimento, como sinal dos tempos e do desassossego do presente", refere a ata do júri.
Numa reação ao prémio, que tem um valor monetário de 50 mil euros, o escritor afirmou em comunicado que "foi particularmente doloroso" saber que venceu o galardão poucas semanas depois da morte do escritor mexicano e amigo Carlos Fuentes.
"Queria que estivesse vivo para poder ouvir a sua voz ao telefone dando-me os parabéns pelo prémio", disse, referindo-se ao amigo como um dos melhores romancistas do tempo atual em língua espanhola.
Philip Roth é considerado um dos melhores escritores norte-americanos dos últimos 25 anos, tendo sido proposto várias vezes para o Prémio Nobel da Literatura.
Em 1998 obteve o Pulitzer com o romance "Pastoral Americana" e tem uma obra que reflete a sua curiosidade pela identidade pessoal, cultural e étnica e pela criação artística.
Em 2011 foi distinguido com Man Booker International Prize para ficção, pelo conjunto da obra literária.
A obra de Philip Roth está publicada em Portugal, sobretudo pela D. Quixote, incluindo títulos como "Pastoral Americana", "Casei com um comunista", "O complexo de Portnoy", "A mancha humana", "O fantasma sai de cena", "Todo-o-mundo", "A conspiração contra a América", "Património", "Humilhação" e "Nemésis".
"Tricky Dick" ("Our Gang, Starring Tricky Dick And His Friends"), uma sátira sobre os anos de Richard Nixon na Casa Branca, foi um dos primeiros títulos do escritor em português, editado após o 25 de Abril de 1974.
Philip Roth é o quarto escritor norte-americano a receber o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes, depois de Arthur Miller (2002), Susan Sontag (2003) e Paul Auster (2006).
No ano passado, o galardão foi atribuído ao escritor e músico canadiano Leonard Cohen.
(Notícia publicada no site da RTP)
Na entrevista concedida a 3 de julho de 2010, Philip Roth fala da sua última obra publicada: Nemesis. Pode ser lida aqui.
Muito interessante a entrevista de Philip Roth a Milan Kundera (30/11/1980). Pode ler-se aqui.

1 comentário: