domingo, 24 de junho de 2012

Golpe de Estado no Paraguai

Foto de Marcos Brindicci  /  Reuters

“Foi um golpe de Estado, um golpe parlamentar", declarou Fernando Lugo depois de ter sido destituído. Artigo do jornal El País aqui.
Brasil, Argentina, Uruguai e muitos outros países da América Latina condenaram a destituição de Fernando Lugo, Presidente da República do Paraguai, eleito abril de 2008.
Fernando Lugo, ex-bispo católico, identificado com a Teologia da Libertação – amigo do brasileiro Frei Betto e admirador de Dom Hélder da Câmara - tinha avançado com reformas, nomeadamente na saúde e na educação, no sentido de judar os mais desfavorecisos, nomeadamente fornecer medicamentos gratuitos, subsidiar as famílias no limiar da pobreza, fornecer pequeno-almoço e almoço gratuitos às crianças no ensino obrigatório. Estas reformas estavam a ser acompanhadas por um crescimento económico de 14,5%, uma das mais elevadas taxas da América Latina. Estão à vista os maus serviços prestados que justificaram a destituição. Tudo indica que a sua destituição foi motivada pelo receio, por parte dos adversários, que viesse a ser reeleito nas eleições a realizar ainda este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário