segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pablo Neruda

A RAINHA

Proclamei-te rainha.
Há-as mais altas do que tu, mais altas.
Há-as mais puras do que tu, mais puras.
Há-as mais belas do que tu, mais belas.
Mas tu és a rainha.

Quando vais pela rua,
ninguém te reconhece.
Ninguém vê a tua coroa de cristal, ninguém repara
na alfombra de ouro rubro 
que pisas ao passar,
a alfombra que não existe.

E, quando surges,
todos os rios marulham
no meu corpo, os sinos
abalam o céu,
e um hino enche o mundo.

Apenas tu e eu,
apenas tu e eu, meu amor,
o escutamos.

Pablo Neruda, 
Os versos do Capitão, 1952

Pablo Neruda nasceu no dia 12 de Julho de 1904, completam-se amanhã 107 anos. Chileno. Poeta. Venceu o Prémio Nobel da Literatura em 1971. Morreu 12 dias após o golpe militar de Setembro de 1973. Na página da Fundação Pablo Neruda podem encontrar-se inúmeras informações acerca da sua vida e obra e também acerca das três casas-museus.

Recomendo os dois livros de poesia: "Os versos do Capitão" (Campo das Letras) e "20 poemas de amor e uma canção desesperada" (Dom Quixote) e o livro de memórias "Confesso que vivi" (Europa-América). Para mim, Pablo Neruda é dos que melhor escreveram o amor.

Recordo o belo filme “O Carteiro de Pablo Neruda” que tem como base uma estadia de Pablo Neruda e Matilde Urrutia na ilha de Capri, em 1952. De facto, as filmagens são feitas em Salina uma das ilhas Eólias, situadas um pouco a norte da Sicília. Filme sobre o amor e a poesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário