terça-feira, 5 de julho de 2011

Isabel da Nóbrega

Admiro José Saramago. É uma das minhas referências. José Saramago casou duas vezes: com Ilda Reis, de quem teve uma filha, Violante, e com Pilar del Rio. Mas entre essas duas relações teve uma outra: viveu com Isabel da Nóbrega entre 1970 e 1986. Durante este período foram publicados, entre outros, os seguintes livros: “Manual de Pintura e Caligrafia” (1977), “Levantado do Chão” (1980), “Memorial do Convento” (1982), “O Ano da Morte de Ricardo Reis” (1986) e “A Jangada de Pedra” (1986).

Isabel da Nóbrega, escritora e companheira de João Gaspar Simões entre 1954 e 1968, deu um forte contributo para que Saramago tivesse sido o escritor que foi. No entanto, é ignorada por muitas pessoas. A 1ª edição do livro “Memorial do Convento” tinha a dedicatória: “À Isabel, porque nada perde ou repete, porque tudo cria e renova”. Também as dedicatórias dos livros “Levantados do Chão” e “O Ano da Morte de Ricardo Reis” continham referências a Isabel da Nóbrega. As dedicatórias a Isabel da Nóbrega desaparecem nas reedições posteriores ao termo da sua relação. Não faço juízos de valor dessa atitude. No entanto, reconheço o valor de Isabel da Nóbrega que escreveu, pelo menos, um livro notável: “Viver com os Outros”.

De segunda a sexta, podemos ouvir Isabel da Nóbrega na Antena 1, pelas 15h20m, no programa “O Prazer de Ler”.

1 comentário:

  1. Uma grande Mulher das letras ,que teve um grande papel na vida e obra de Saramago para além do papel feminista , no bom sentido .

    ResponderEliminar