quarta-feira, 6 de julho de 2011

Coitadinho do jacaré

Quando na selva se soube que iriam ser exterminados os animais com a boca grande, o hipopótamo exclamou, fazendo uma boquinha muito pequena: "coitadinho do jacaré".
Nós dizemos: "coitadinhos dos gregos"
Os espanhóis dizem: "coitadinhos dos portugueses"
Os italianos dizem :"coitadinhos dos espanhóis".
Ou então:
"Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários

Mas não me importei com isso

Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados

Mas como tenho meu emprego

Também não me importei
Agora estão me levando

Mas já é tarde.

Como eu não me importei com ninguém

Ninguém se importa comigo."
Bertold Brecht

2 comentários:

  1. na última viagem a são jorge
    apanhei boleia com um rapaz que ia fazer caça submarina
    ele confessou que ia apanhar uns cavacos (marisco que não se pode apanhar por estar em extinção)
    mas esclareceu logo que apanhava só machos, e se apanhava femeas era por engano, não era como "uns que andam praí" que apanham tudo
    ele achava não estar a fazer muito mal
    os cavacos são congelados para ser vendidos em Agosto (mês em que se pode apanhar tal marisco porque as femeas já não estão na desova)

    ResponderEliminar
  2. Até os grandes bandidos (não quer dizer que seja o caso) têm um código de honra. Estou convencido que alguns são homens de palavra, são leais e outras coisas assim. É que nesse sub-mundo, as mentiras e as traições pagam-se com a vida. Além disso, ou melhor, acima de tudo isso, um ser humano tem necessidade de ser reconhecido pelos outros e principalmente por si próprio como pessoa digna e estimável.

    ResponderEliminar