sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ollanta Humala tomou posse como Presidente do Peru

Ollanta Humala tomou posse nesta quinta-feira como novo presidente do Peru.

"Juro pela pátria que exercerei fielmente o cargo de Presidente da República, que a nação me confiou pelo período presidencial 2011-2016.", afirmou ante o Presidente do Congresso, Daniel Abugattás, de vários chefes de Estado e delegações de mais de uma centena de países.

"Que defenderei a soberania nacional, a ordem constitucional e a integridade física e moral da república e suas instituições democráticas, honrando o espírito, os princípios e valores da Constituição de 1979", afirmou.

"Lutarei incansavelmente para conseguir a inclusão social dos mais pobres", declarou em seu juramento. Ele também garantiu que respeitará a liberdade de expressão e os princípios da Constituição peruana de 1979.

"Necessitamos de mais Estado, mais pátria e que a corrupção seja sancionada", continuou Humala em seu discurso.

Ele ainda afirmou que vai cumprir com sua promessa "de fazer deste país, do meu Peru, um lugar onde todos desfrutem do mesmo direito à plenitude e à dignidade, a uma vida digna e a uma velhice protegida".

Mais cedo, o ex-presidente do Peru Alan García (2005-2011) entregou a faixa presidencial a um alto funcionário militar ao deixar definitivamente o palácio de governo sem assistir à cerimônia de posse de Humala no Congresso. O gesto, sem precedentes na história peruana, oficializou sua saída da Presidência do Peru.

(extractos da notícia do Jornal Floripa)

O discurso completo de tomada de posse está aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário