quinta-feira, 3 de março de 2011

O Julgamento de Páris

O Julgamento de Páris - Rubens

Peleu, rei da Fítia (Tessália) tinha casado com a ninfa Tétis. Muitos deuses participavam na boda. Quando a festa estava no auge, Éris, deusa da Discórdia - que não tinha sido convidada -surge e deixa sobre a mesa do banquete um pomo (maçã) de ouro com a inscrição “Para a mais bela”.

Três deusas avançam já que cada uma delas se considerava a mais bela. Foram elas: Hera, Atena e Afrodite. Ninguém quis tomar partido, nem sequer Zeus – o rei dos deuses – quis decidir quem era a mais bela. A solução encontrada por Zeus foi que a decisão fosse tomada por um homem que não conhecesse as três deusas. O homem escolhido foi Páris, filho mais novo de Príamo, rei de Tróia. Páris vivia entre pastores porque poucos dias antes de nascer a sua mãe – a rainha Hécuba - teve um pesadelo terrível no qual o seu filho tinha nascido sob a forma de uma tocha que incendiou Tróia. Esse pesadelo foi interpretado como sinal de que o filho viria a causar uma grande desgraça a Tróia, pelo que devia ser morto à nascença. Hécuba preferiu abandoná-lo no Monte Ida. Por sorte, a criança foi recolhida por pastores que o criaram. Páris era um homem ainda jovem quando, estando a pastorear um rebanho no Monte Ida, lhe aparecem as três deusas que aí foram conduzidas por Hermes. Cada uma das deusas prometeu que lhe daria algo de tentador se fosse a escolhida. Hera prometeu que lhe daria o domínio da Ásia. Atenas dar-lhe-ia sabedoria e vitórias nas batalhas. Afrodite prometeu-lhe o amor da mulher mais bela do mundo. Páris preferiu o amor a tudo o resto e entregou o pomo de ouro a Afrodite. A mulher mais bela do mundo - a que se referia Afrodite – era Helena, esposa do rei Menelau de Esparta.

Conta-se, pois, que a paixão de Helena e Páris e a sua fuga para Tróia originaram a Guerra de Tróia que viria a terminar com a conquista e destruição de Tróia pelos gregos.

Neste episódio – O Julgamento de Páris – encontramos a explicação para a expressão “o pomo da discórdia”.


Sem comentários:

Enviar um comentário