quarta-feira, 11 de maio de 2011

O vinho faz bem à saúde!

Título de primeira página do jornal i: “PSD retira 600 milhões de euros à Segurança Social e compensa com aumento de impostos nos vícios”. De que vícios é que estão a falar? Entretanto, diz Passos Coelho que essa compensação é conseguida pelo reescalonamento do IVA.

Para a generalidade das pessoas, isto é linguagem cifrada. Não há dúvida de que o PSD propõe um aumento de impostos que possa conduzir a uma receita de 600 milhões de euros. Mas propõe-se aumentar o quê?

Para chegarmos a alguma conclusão temos de cruzar vícios com IVA. O jornal i dá uma ajuda dizendo que os vícios são o álcool e o tabaco. Tabaco sei o que é mas álcool é o quê? Uísque? Aguardentes? As chamadas bebidas brancas? Não, porque sobre essas bebidas incide a taxa máxima do IVA e o PSD diz que não está a propor o aumento da taxa máxima. Cruzando reescalonamento do IVA com álcool o que obtemos é vinho!!! Actualmente o vinho está taxado a 13%. O que o PSD pretende é que passe a ser taxado a 23%! Aumento de 10 pontos percentuais!

O jornal i tenta branquear este aumento de impostos e diz que beber vinho é um vício. Pois não é! Está cientificamente provado que beber vinho às refeições e com moderação é benéfico para a saúde.

1 comentário:

  1. De qualquer maneira, a eventual subida da taxa do IVA que incide sobre o vinho não explica tudo. 600 milhões de euros é muito dinheiro!
    De acordo com um estudo da DBK o valor de vendas dos vinhos portugueses, em 2008, atingiu os 1,120 mil milhões de euros. Portanto, poderão ser obtidas receitas adicionais de cerca de 100 milhões de euros, sem considerar o impacto negativo que um aumento de impostos teria nas vendas.

    ResponderEliminar