segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

'Index' proíbe 79 livros de autores portugueses

Index Librorum Prohibitorum, em tradução livre o Índice dos Livros Proibidos, foi uma lista de publicações literárias que eram proibidas pelaIgreja Católica e as regras para que um livro entrasse nessa lista. A primeira versão do Index foi promulgada pelo Papa Paulo IV em 1559 e uma versão revista desse foi autorizada pelo Concílio de Trento. A última edição do índice foi publicada em 1948 e o Index só foi abolido pela Igreja Católica em 1966 pelo Papa Paulo VI. Nessa lista estavam livros que iam contra os dogmas da Igreja e que continham conteúdo tido como impróprio. (Wikipédia)
Mas o Opus Dei tem uma lista de livros que proíbe os seus membros de ler. Fernando Pessoa, José Saramago, Eça de Queirós, Lídia Jorge, Virgílio Ferreira e David Mourão Ferreira são autores com livros proibidos pelo Opus Dei

Autores e especialistas portugueses mostram-se indignados. Lídia Jorge diz que o Opus Dei deveria ter "vergonha" de ter este tipo de listagem, igualmente arrasada pela Sociedade Portuguesa de Autores.
A organização da Igreja Católica tem uma listagem de livros proibidos, com diferentes níveis de gravidade, na qual põe restrições a 33 573 livros. Nos três níveis mais elevados de proibição encontram-se 79 obras de escritores portugueses.
O Opus Dei sempre teve um Guia Bibliográfico, onde incluía os livros proibidos, com uma classificação de 1 a 6 (o nível mais elevado). Há quatro anos, aquilo que era uma lista de Excel que circulava pelos membros da obra, ganhou forma na Internet (http://almudi.org) e passou a estar aberto à contribuição dos membros.

3 comentários:

  1. No último nível estão "Poesie d'amore" de Pablo Neruda e "Cosmos" de Carl Sagan. Li o "Cosmos" há muitos anos, já não me lembro das partes picantes :)

    ResponderEliminar
  2. Realmente! Em http://www.almudi.org/Libro.aspx podemos ver que "Cosmos" está classificado no nível mais elevado de interdição. Será o movimento, talvez erótico, dos astros que constitue o "problema". Tal "problema" já Galileu Galilei o sentiu.

    ResponderEliminar
  3. Escreve a editora Relógio D'Água:
    "Num artigo publicado a 28 de Janeiro, no «Diário de Notícias», Rui Pedro Antunes divulga vários títulos de obras de escritores e também realizadores que constam numa «lista negra» do Opus Dei, classificadas entre os níveis 1 a 6, o mais elevado.
    Na listagem de «livros proibidos», nos três níveis mais elevados, figuram 79 obras de autores portugueses, entre os quais «O Livro do Desassossego», de Fernando Pessoa, e «Lillias Fraser», de Hélia Correia.
    «Ulisses», de James Joyce, integra a lista de obras com o nível de proibição máximo, assim como obras de Vladimir Nabokov, Truman Capote, Samuel Beckett. Noutros níveis surgem obras de Fiódor Dostoievski, Franz Kafka ou F. Scott Fitzgerald. Ou seja, a Relógio D’Água está bem representada no «Índex» do Opus Dei."

    ResponderEliminar