quinta-feira, 26 de julho de 2012

Macbeth

Macbeth (1948): Macbeth (Welles) e Lady Macbeth (Jeanette Nolan)

A história de Macbeth é intemporal, e tão relevante hoje, em que cada dia há massacres de inocentes, como no dia em que Shakespeare a apresentou ao rei Jaime I, por ocasião da visita do rei da Dinamarca, em 1606. A tragédia de Macbeth é uma análise política de um golpe de estado e das suas consequências: os efeitos psicológicos e desintegração da personalidade quando entregue às forças malignas, sem esperança de redenção.
Mas Macbeth também é um thriller com um desenrolar rápido, intenso, cheio de humor e vulnerabilidade no meio da brutalidade e forças do sobrenatural.
Pela sua força e complexidade, ‘Macbeth’ é comparável a outras grandes obras de Shakespear, como ‘Hamlet’ e ‘Romeu e Julieta’. As paixões que estão em cena tornam-nos a todos cúmplices e críticos dos Macbeth, o casal de nobres capazes de matar o seu rei. Sentimo-nos, simultaneamente, repelidos e atraídos por eles. O que pretendiam com tão terrível crime? Que impulsos, interiores ou exteriores, os conduziram a tal desenlace?
Uns vêem na peça um retrato da ambição política na sua forma mais primitiva; outros, uma fábula sobre a irracionalidade do mal, ou sobre o encontro com os limites quase visíveis da vida e da morte, e sobre os poderes negativos e positivos da nossa ânsia de sobrevivência; outros ainda um braço de ferro entre as forças do feminino e do masculino, que transcende os motivos mais aparentes da fábula histórica.
Tal como Macbeth, todos temos a angústia de saber mais sobre a nossa vontade. Queremos saber quem governa. Se temos nós a primazia, ou os outros, que nos fazemfrente, pela força ou pelos afectos. Ou outras forças ainda, que desconhecemos em nós, ou nos cercam. Vivemos por nós, ou somos vividos por forças que nos empurram a cada escolha? E esse saber, de que nos serviria, na hora de julgarmos os nossos actos.
(texto da autoria de Maria Mesquita, publicado no n.º 179 da revista do Inatel "Tempo Livre")

Sem comentários:

Enviar um comentário