sexta-feira, 10 de junho de 2011

Parabéns João Gilberto!

Hoje, João Gilberto completa 80 anos. Parabéns!
João Gilberto teve uma grande importância na criação da bossa nova. O seu disco Chega de Saudade (a música com o mesmo nome pode ser ouvida aqui), lançado em 1959, é considerado o marco fundador da bossa nova. Claro que a bossa nova não foi criada por uma só pessoa. São muitos os que contribuíram para o surgimento da bossa nova. Citando alguns: Antonio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes, Candinho,Roberto Menescal, Carlos Lyra, João Gilberto, Nara Leão, Ronaldo Bôscoli, Baden Powell e muitos outros.
Mas qual será a origem do nome "bossa nova". Segundo Sóstenes Barros, "
a palavra bossa era um termo da gíria carioca que, no fim dos anos cinquenta , significava: jeito, maneira, modo. Quando alguém fazia algo de modo diferente, original, de maneira fácil e simples, dizia-se que esse alguém tinha bossa. Se o Ricardo desenhava bem, dizia-se que tinha 'bossa de arquiteto'. Se o Paulo escrevia, redigia bem, tinha 'bossa de jornalista'. E a expressão 'Bossa Nova' surgiu em oposição a tudo o que um grupo de jovens achava superado, velho, arcaico, antigo." Na bossa nova há, de certo modo, uma fusão do samba com o jazz.
Este movimento de renovação da música popular brasileira não surge isoladamente. Em 31 de Janeiro de 1956, Juscelino Kubitschek tinha tomado posse como Presidente do Brasil. Com o slogan "50 anos em 5", ou seja 50 anos de desenvolvimento económico em 5 anos de governo, levou a cabo grandes transformações no Brasil, com industrialização, grande desenvolvimento e grandes obras, das quais se destaca a fundação de Brasília. Muito interessante o discurso de Juscelino Kubitschek na inauguração de Brasília (21 de Abril de 1960), no qual faz uma alusão a André Malraux. É neste quadro que surge a bossa nova como movimento de renovação da música popular brasileira, ocorrendo fenómenos idênticos na literatura, no teatro, no cinema ("cinema novo"), nas artes plásticas ("movimento neoconcreto").

Sem comentários:

Enviar um comentário