sexta-feira, 3 de junho de 2011

Carlos Kleiber

Carlos Kleiber foi considerado o maior maestro de todos os tempos por uma selecção de 100 dos mais importantes maestros da actualidade. A votação foi organizada pela BBC Music Magazine. Pode ler-se aqui a notícia.

Kleiber nasceu na Áustria em 1930 e passados poucos anos a família emigrou para a Argentina, vítima da perseguição nazi. Faleceu em 2004 e encontra-se sepultado na Eslovénia.

Na votação recentemente realizada (Março de 2011), ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, Leonard Bernstein and Claudio Abbado.

Era considerado um perfeccionista e ,assim, não foram muitas as suas direcções de orquestra: 96 concertos e cerca de 400 óperas.

Podemos vê-lo aqui a dirigir obras de Strauss.

Kleiber dirige a orquestra, ou melhor, ele dirige todos os elementos da orquestra e além de dirigir com a batuta, dirige com todo o seu corpo. Impressionante!

2 comentários:

  1. Uma das TED talks foi sobre maestros e ele esteve em grande destaque. No final deste filme, ele dirige a orquestra com os olhos e com a boca!

    http://www.ted.com/talks/lang/eng/itay_talgam_lead_like_the_great_conductors.html

    ResponderEliminar
  2. Se amas alguém deixa que ele/a siga o seu caminho! (a propósito de dirigir com os olhos e com a boca).
    Obrigado por me teres chamado a atenção para o grande maestro que é Carlos Kleiber (E aqueles que por obras valerosas Se vão da lei da Morte libertando).

    ResponderEliminar