domingo, 20 de maio de 2012

O Tempo e o Modo


Estou encantado com o ”O Tempo e o Modo”. Não, não me estou a referir à “revista de pensamento e acção” cujo 1º número saiu em Janeiro de 1963 e tinha como diretor António Alçada Baptista. Estou a referir-me a um programa de televisão. Para os mais distraídos digo que consiste numa série de onze programas, dos quais já foram transmitidos dois. Passam na RTP2 às quintas-feiras, às 23:30. Programa da autoria de Graça Castanheira. Cada programa é dedicado a uma personalidade. Já passaram os programas com Eduardo Galeano e com Laurie Anderson. Teremos ainda: Lucrecia Martel, Gonçalo M. Tavares, Suad Amiry, Karen Amstrong, Esther Duflo, Vandana Shiva, Braden Allenby, Martin Jacques e Lula da Silva.
Já li que são programas com entrevistas mas não estamos habituados a entrevistas deste tipo. A entrevistadora não se ouve nem se vê. O tempo de antena é todo da pessoa entrevistada. É esta a melhor crítica que se poderia fazer àquelas entrevistas em que as entrevistadoras (tipo Judite de Sousa) assumem o protagonismo, emitem opiniões, tentam “entalar” ou “apaparicar” - conforme as suas simpatias - a pessoa entrevistada.
O programa não é longo, tem a duração de meia hora. Poderia haver a tentação de nos ser servida meia hora cheia de palavras, cheia a abarrotar, para que o pouco tempo disponível fosse muito bem “aproveitado”. Pois não. O discurso direto é entermeado com saborosas imagens. Acima de tudo esses períodos, em que vemos imagens – no último programa eram imagens de Nova Iorque – concedem-nos o tempo para digerirmos as palavras ouvidas. Assim, os novos ouvidos não perdem o fôlego. Os tempos com e sem discurso direto são os adequados para que tanto as palavras como as imagens sejam bem saboreadas.
Graça Castanheira demonstra consideração pela personalidade convidada e por nós que vemos e ouvimos o seu programa.

Sem comentários:

Enviar um comentário