"Pigmalião e Galateia" - Pintura a óleo sobre tela da autoria de Jean Louis François Lagrenée (1724-1805)
Pigmalião - rei de Chipre e escultor - desiludido com as mulheres que conhecera, esculpiu a mulher ideal. A figura esculpida era tão bela que Pigmalião se apaixonou por ela. Implorou, então, a Afrodite que a transformasse numa mulher real. Afrodite deu vida à escultura e Pigmalião casou com ela, com Galateia.
Baseado neste mito grego, Bernard Shaw (1856-1950) escreveu a peça Pigmalião que conta a história da vendedora ambulante de flores Lisa Doolittle que o Prof. Higgins reeducou para que se pudesse fazer passar por uma senhora da alta sociedade (o filme My Fair Lady baseia-se nesta peça de Bernard Shaw).
“Veja, a verdade é que, à parte aquilo que qualquer um pode perceber (a maneira de vestir, a forma correta de falar e por ai vai), a diferença entre uma dama da sociedade e uma florista não é como ela se comporta, mas como é tratada. Sempre serei uma florista para o professor Higgins porque ele sempre me trata como uma florista e sempre me tratará assim, Mas sei que sou uma dama para você porque você sempre me trata como uma dama e sempre me tratará assim.” (excerto de Pigmalião de Bernard Shaw)
Em Psicologia, designa-se por "Efeito Pigmalião", a grande influência que as expectativas exercem sobre o desempenho das pessoas.
Sem comentários:
Enviar um comentário