O Projecto Farol lançado pela Deloitte com o apoio de diversas personalidades acaba de divulgar as conclusões de um estudo de opinião baseado em entrevistas realizadas a 1002 pessoas com idades entre os 18 e os 64 anos.
Algumas conclusões do inquérito:
1. Comparando as actuais condições económicas e sociais com a vida de há 40 anos atrás, antes do 25 de Abril, actualmente a situação está muito melhor ou melhor para 29% dos inquiridos e muito pior ou pior para 46% dos inquiridos.
2. Comparando as actuais condições económicas e sociais com a vida de há 25 anos atrás, antes da entrada de Portugal na CEE, actualmente a situação está muito melhor ou melhor para 23% dos inquiridos e muito pior ou pior para 58% dos inquiridos.
É verdade que muitos dos inquiridos há 25 anos ainda não tinham nascido e muitos mais não tinham ainda nascido há 40 anos, pelo que as respostas se baseiam num conhecimento indirecto da realidade.
O próprio Projecto Farol conclui que:
“Os portugueses estão mal informados sobre o grau de desenvolvimento do país nas últimas décadas”.
Sem dúvida que esta situação é, fundamentalmente, da responsabilidade dos órgãos de comunicação social que temos e da informação que difundem: a informação das desgraças. Curiosamente, Belmiro de Azevedo faz parte da Comissão Executiva do dito Projecto Farol. Como proprietário do Público que lhe sirva de lição.
esta notícia merecia uma imagem!!!
ResponderEliminarpara melhor figurar neste teu jornal