domingo, 30 de janeiro de 2011

Os portugueses andam mal informados

O Projecto Farol lançado pela Deloitte com o apoio de diversas personalidades acaba de divulgar as conclusões de um estudo de opinião baseado em entrevistas realizadas a 1002 pessoas com idades entre os 18 e os 64 anos.

Algumas conclusões do inquérito:

1. Comparando as actuais condições económicas e sociais com a vida de há 40 anos atrás, antes do 25 de Abril, actualmente a situação está muito melhor ou melhor para 29% dos inquiridos e muito pior ou pior para 46% dos inquiridos.

2. Comparando as actuais condições económicas e sociais com a vida de há 25 anos atrás, antes da entrada de Portugal na CEE, actualmente a situação está muito melhor ou melhor para 23% dos inquiridos e muito pior ou pior para 58% dos inquiridos.

É verdade que muitos dos inquiridos há 25 anos ainda não tinham nascido e muitos mais não tinham ainda nascido há 40 anos, pelo que as respostas se baseiam num conhecimento indirecto da realidade.

O próprio Projecto Farol conclui que:

Os portugueses estão mal informados sobre o grau de desenvolvimento do país nas últimas décadas”.

Sem dúvida que esta situação é, fundamentalmente, da responsabilidade dos órgãos de comunicação social que temos e da informação que difundem: a informação das desgraças. Curiosamente, Belmiro de Azevedo faz parte da Comissão Executiva do dito Projecto Farol. Como proprietário do Público que lhe sirva de lição.

1 comentário: