segunda-feira, 8 de abril de 2013

Passos: balla, balla, ballerino


A reação de Pedro Passos Coelho à decisão do Tribunal Constitucional faz lembrar a música de Lucio Dalla, "Balla, balla, ballerino".
Passos não consegue dançar em cima das ondas ou no planalto entre duas montanhas. Para ele, a decisão do TC é uma pistola apontada à cabeça - e, em particular, à sua visão do Estado e da economia.
Por isso, ameaça punir-nos com mais cortes na educação, na saúde e nas prestações sociais, como retaliação pela decisão do TC.
Mas o que Passos não explica é porque os cortes têm de ser sempre nestas áreas, ignorando a redução do número de municípios ou os cortes na área da defesa, que estão inscritos no memorando de entendimento, mas que o Governo deixou cair.  
Mas o que Passos não explica é porque não consegue acomodar os 1300 milhões de despesa a mais que decorrem da decisão do TC no corte de 4000 milhões da despesa pública que disse que estava a preparar.
Mas o que Passos não explica é porque razão estes 1300 milhões de despesa a mais são assim tão dramáticos - quando, no ano passado, a derrapagem orçamental foi o triplo e o Governo não manifestou nenhuns sinais de pânico.
Mas o que Passos não consegue explicar é porque o Orçamento deste ano foi elaborado com base na previsão surrealista de uma recessão de 1% - e três meses depois o próprio Governo reconhecia que seria mais do dobro. E, como é óbvio, este descalabro nada tem a ver com a decisão do TC.
Na declaração de Passos, há uma coisa positiva: não vai abdicar. Faz muito bem. Foi eleito para quatro anos e deve governar durante esse período. Eleições agora seriam um desastre para o país, já que a solução que daí saíria seria bem pior do que aquela que existe atualmente.
Por isso, como diz Lucio Dalla, o genial criador de "Caruso", "balla balla ballerino tutta la notte e al matino". Ou seja, aguente. O país está farto de primeiros-ministros que abandonam o barco no meio da tempestade, invocando desculpas esfarrapadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário