quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Nadine Gordimer lê Saramago

Foto de Tiziana Fabi
The Guardian pediu a uma série de escritores que escolhessem o seu conto preferido e o lessem para o podcast deste jornal britânico. A escritora sul-africana Nadine Gordimer, Nobel da Literatura em 1991, escolheu O Centauro de José Saramago e explicou porquê.

“Eu sou a Nadine Gordimer e vou ler uma história do great José Saramago. O título é The Centaur.” É com esta pequena explicação que Nadine Gordimer começa a leitura do conto O Centauro incluído no livro Objecto Quase (1978).
São quase 40 minutos de uma fábula que “é uma história única”, segundo a autora que nasceu em Joanesburgo em 1923 e que no final da sua leitura é entrevistada por Lisa Allardice, editora do Guardian Review. Nessa conversa Nadine Gordimer explica as razões da sua escolha. Esta gravação pertence a uma série de contos escolhidos por grandes escritores que o jornal britânico The Guardian tem estado a publicar na sua secção online Guardian podcast, desde o dia 21 de Dezembro.
A história de Saramago pela voz de Gordimer está disponível aqui desde ontem e fala, nas palavras da escritora sul-africana, de “uma criatura imaginária, algo que é maior e melhor e diferente de um homem". Este é "o sonho de uma criatura que é metade cavalo, metade homem, com a força física de um cavalo e a complexidade mental de um homem”. Para a autora de Um mundo de estranhos : “há tanto nesta pequena história como em 20 romances ou em 20 poemas”.
(baseado na notícia publicada no site do jornal Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário